Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

O Juiz pode determinar à autoridade policial que modifique o teor do relatório final do Inquérito Policial?

há 7 anos

Na última segunda-feira, dia 14 de novembro de 2016, o Juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava-Jato, determinou que a Polícia Federal (PF) retire conclusões sem base fática de um relatório no qual afirma que a família do pecuarista José Carlos Bumlai detinha influência política na administração pública, enquanto o PT estava no poder, e no Supremo Tribunal Federal (STF), na pessoa do ministro Dias Toffoli. Segundo o juiz, o documento contém afirmação leviana e as análises policiais devem se resumir aos fatos constatados. (Portal G1);

O Juiz pode determinar autoridade policial que modifique o teor do relatrio final do Inqurito Policial


Em que pese o entendimento do Ilustre Magistrado, é sabido que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário possuem atribuições próprias, que são aquelas específicas e determinadas a cada esfera de poder, a quem cabe exercê-las com exclusividade, em conformidade com o princípio da separação dos poderes. Não obstante a Polícia Federal seja a polícia judiciária da União, ela pertence ao Poder Executivo.

Sabe-se ainda que o Brasil adotou como sistema processual penal, o Sistema Acusatório, o qual as funções de acusação, defesa e julgamento estão bem delimitadas (Actum Trium Personarum). Com base neste sistema, o juiz deve manter afastamento dos fatos que irá apreciar (princípio da imparcialidade). Em que pese o nosso ordenamento jurídico possuir a previsão legal do Inquérito Policial, isso, por si só, não torna nosso sistema misto, haja vista que o Inquérito Policial é um procedimento administrativo que existe em momento pré-processual e não na fase processual.

Incumbe a autoridade policial com exclusividade a lavratura do relatório final do Inquérito policial, conforme se insurge no parágrafo 1º, do artigo 10 do CPP:

Art. 10. O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.

§ 1o A autoridade fará minucioso relatório do que tiver sido apurado e enviará autos ao juiz competente.

A Lei 12.830/13 ainda prevê que o delegado de polícia, na qualidade de autoridade policial, cabe a condução da investigação criminal por meio de inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei, que tem como objetivo a apuração das circunstâncias, da materialidade e da autoria das infrações penais, tendo, assim, liberdade em sua atuação.

O entendimento jurídico da Autoridade Policial não pode ser suprimido por determinação judicial ou ministerial. O cargo de delegado de polícia também é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados.

Além do mais, o relatório policial não vincula a denúncia do Ministério Público, muito menos a sentença condenatória do Poder Judiciário, tendo as demais instituições a mesma liberdade de agir.

Por todo exposto, no atual ordenamento jurídico brasileiro, considerando a imparcialidade esperada na atuação do Poder Judiciário e em especial o principio constitucional da separação dos poderes, não nos parece concebível, que o Poder Judiciário interfira diretamente na atuação legal da Polícia Federal, instituição esta pertencente ao Poder Executivo, determinando-a que modifique o teor do relatório final do IP. A Autoridade Policial possui exclusividade na lavratura da peça e discricionariedade no seu conteúdo, mediante a análise técnico-jurídica do fato, embasadas nas investigações por ela realizadas.

  • Publicações1
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2635
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-juiz-pode-determinar-a-autoridade-policial-que-modifique-o-teor-do-relatorio-final-do-inquerito-policial/405071488

Informações relacionadas

Tudo o que você precisa saber sobre Transação Penal!

Paulo Ricardo Ludgero, Advogado
Artigoshá 4 anos

Fui Indiciada por lesão corporal leve serei presa?

Marcos Herculano, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

Lesão corporal de natureza leve é pública condicionada à representação do ofendido, mas onde está essa previsão legal?

Tribunal de Justiça de São Paulo
Jurisprudênciahá 2 meses

Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Apelação Criminal: XXXXX-59.2022.8.26.0416 Panorama

Adriana Duarte, Advogado
Artigoshá 4 anos

Restituição de bem apreendido

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

smj a determinação do N. Magistrado atenta contra o princípio-reitor constitucional da separação dos poderes da República. continuar lendo

Há muito esse juiz não sabe o que é limite, ganhou carta branca, faz o que quer, é Deus!! continuar lendo

Perfeito Marcos, parabéns pelo excelente texto e coerência das ideias. continuar lendo

Embora as polícias civis e federal pertençam diretamente (órgão público) ao Poder Executivo, a sua função é de polícia judiciária; assim no exercício de suas funções atendem ao Judiciário; tanto que a correição regular de inquéritos (um tipo de auditoria) é feita pelos tribunais judiciais correspondentes à sua circunscrição.
Compete à estas polícias cumprir mandados judiciais e cotas ministeriais (MP); entretanto não se pode inferir desta aparente subordinação, na verdade uma integração de competências, que a lavratura dos inquéritos policiais está sujeita ao escrutínio de forma e conteúdo pelos órgãos ao qual legalmente se subordina. As correições regulares ou ocorridas na apreciação do inquérito estão restritas ao mérito de legalidade dos atos praticados e desvio de finalidade.
A percepção do policial sobre os fatos apurados, mesmo que errada, não estão sujeitas a uma correção por instância superior, até porque o promotor e o juiz fazem seu próprio entendimento do processo, se o juiz não concorda com algo, ou a pedido do promotor, basta descartá-lo justificadamente.
Era comum no passado o delegado não indiciar o suspeito e o MP baixar cota determinando o indiciamento, hoje, mais sabiamente, o MP simplesmente denuncia independente de ter ou não ocorrido indiciamento. Trata-se de uma postura mais apropriada respeitando cada um o trabalho do outro, independente da maior ou menor importância que aparentemente cada um possa ter.
Poder ou não ordenar a alteração do relatório no inquérito policial, não é uma questão de separação entre os poderes, mas de legalidade e competência. continuar lendo

Sua Exa. o juiz Sergio Moro sempre inovando...agora metendo o bedelho onde não é chamado... continuar lendo